Exames

Micotoxinas

Detecta no corpo a presença de metabólitos e micotoxinas prejudiciais.


O que é?

As micotoxinas, produzidas por certas espécies de fungos, são algumas das toxinas mais prevalentes e podem vir de muitas fontes, incluindo edifícios, veículos e alimentos. Estes compostos têm sido reconhecidos como uma preocupação crescente para a saúde global devido aos seus impactos adversos agudos e crônicos na saúde.


A exposição a micotoxinas pode ser difícil de diagnosticar sem testes adequados devido a sintomas vagos e frequentemente variados.


A exposição a fungos pode impactar negativamente a saúde, seja diretamente devido à inalação ou ao contato dérmico com fungos ou esporos de fungos – ou secundariamente devido à presença concomitante de seus metabólitos secundários, as micotoxinas.As vias comuns de exposição incluem inalação, contato dérmico e ingestão através de fontes alimentares contaminadas (milho, cereais, nozes moídas e árvores, especiarias, frutas secas, maçãs, café, carne, leite e ovos).



A contaminação por mofo também pode afetar quase todos os materiais internos de construção, incluindo drywall, tinta, papel de parede, carpete e muito mais, apresentando várias vias de exposição, especialmente quando há umidade excessiva ou em edifícios danificados pela água. 

Exemplo de Laudo

Preencha o formulário abaixo para fazer o download do exemplo de laudo.

Laudo Micotoxinas Real Time

O que analisa?

Nosso painel analisa o conjunto de micotoxinas abaixo:

Processo de Coleta e Envio 

COLETA

Com o pedido médico em mãos, solicite o kit de MICOTOXINAS através dos nossos canais de atendimento. Todo o acompanhamento e suporte com relação ao pagamento, reembolso e dúvidas são feitos pela nossa equipe.

A entrega e retirada do kit é realizada através do nosso portador em São Paulo – Capital (sem custos adicionais) ou através dos Correios para demais cidades do Brasil.


ENVIO DO EXAME

Após a devolução da amostra para nosso laboratório, realizamos uma análise do kit e confirmamos os dados, para garantir que tudo está de acordo com os padrões de qualidade. Então, encaminhamos a amostra aos Estados Unidos, dentro de todas as premissas e obrigações da ANVISA.


ANÁLISE

O laboratório REALTIME LABORATORIES, localizado no Texas - EUA realiza a análise e nos retorna o resultado em formato digital, que então é encaminhado ao prescritor e ao paciente. O laboratório é certificado pela CLIA (Clinical Laboratory Improvement Amendments). 

Preparo e Instruções de Coleta

REAL TIME

Tempo para Resultado

O resultado estará pronto para ser enviado ao médico solicitante em 30 dias corridos após o envio da amostra para os Estados Unidos.

Perguntas Frequentes


  • O que são micotoxinas?

    As micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por organismos fúngicos, comumente conhecidos como bolores (ou mofo). As micotoxinas estão bem documentadas cientificamente e apresentam uma ampla gama de efeitos tóxicos em humanos e animais.

  • Por que testar para micotoxinas?

    Cada vez mais se dá atenção à poluição do ar resultante não só do influxo de agentes irritantes (esporos, pólens) do ambiente exterior, mas também do crescimento de bolores, fungos e bactérias em quase todos os materiais interiores (placas de gesso, tintas, papel de parede, carpetes, etc.) quando há umidade excessiva. O crescimento destes agentes biológicos em ambientes úmidos leva à produção de esporos, células, fragmentos e compostos orgânicos voláteis que têm sido associados a uma vasta gama de riscos para a saúde, incluindo a exacerbação da asma, bem como infecções alérgicas e infecciosas de doenças respiratórias. Os efeitos adversos à saúde podem ser de natureza aguda ou crônica, e o grau de impacto pode variar dependendo da idade, sexo, genética e estado de saúde subjacente do indivíduo exposto, bem como da duração e magnitude da dose da substância agressora e seus efeitos sinérgicos com outras micotoxinas. Como as micotoxinas são subprodutos do metabolismo dos fungos, os médicos que avaliam pacientes sintomáticos com exposição conhecida a fungos – ou com histórico ambiental relativo à exposição a fungos – também precisarão considerar a presença concomitante de micotoxinas e seu potencial impacto negativo na saúde.

  • Os resultados da(o) minha(meu) filha(o) voltaram completamente negativos, mas os resultados do resto da minha família estão positivos para micotoxinas. Ela é quem está mais doente entre nós, como os resultados dela podem estar todos negativos?

    Vemos micotoxinas na urina enquanto o corpo trabalha para desintoxicá-las e removê-las. É possível que o resultado seja negativo para micotoxinas na urina, mas as micotoxinas ainda estejam presentes nas células do corpo, onde estão causando danos. Converse com seu médico e discuta o histórico clínico de exposição.

  • A partir dos meus resultados positivos, é possível dizer se estou sendo exposto atualmente ou se é de uma exposição anterior à micotoxinas?

    Não é possível determinar isso apenas com base nos resultados positivos do teste. As micotoxinas podem ser armazenadas no interior das células e liberadas posteriormente, principalmente durante tratamentos de desintoxicação.

  • Quais pacientes podem se beneficiar com o perfil micotoxinas?

    Quaisquer pacientes com sintomas ou condições associados à exposição a micotoxinas. Eles incluem:


    • Alzheimer 

    • Ansiedade/Depressão 

    • Asma 

    • Autismo 

    • Bronquite 

    • Câncer (por exemplo, hepático, esofágico) 

    • Fadiga crônica 

    • Prejuízos cognitivos 

    • Dores de cabeça 

    • Infertilidade 

    • Doença inflamatória intestinal 

    • Permeabilidade intestinal 

    • Esclerose múltipla 

    • Outros transtornos de humor 

    • Doença de Parkinson


  • Quais os efeitos tóxicos agudos da exposição à micotoxinas?

    Os efeitos agudos das micotoxinas são caracterizados por início rápido e resposta tóxica no órgão-alvo mais afetado pelo agente agressor. Por exemplo, o consumo de grandes doses de aflatoxinas pode resultar em envenenamento agudo com risco de vida (aflatoxicose) devido ao impacto prejudicial no fígado. Os efeitos agudos das micotoxinas são observados com mais frequência em áreas globais economicamente mais pobres, onde são comuns práticas de cultivo, colheita e armazenamento de alimentos abaixo do ideal, a desnutrição é uma presença constante e existe um ambiente regulatório deficiente.

  • Quais os efeitos tóxicos crônicos da exposição à micotoxinas?

    Os efeitos crônicos das micotoxinas são caracterizados por doses de exposição mais baixas durante longos períodos de tempo – e os sintomas atribuídos à exposição são abrangentes no seu impacto em uma série de sistemas e funções fisiológicas.

Share by: